quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A Previdência paga benefícios com erro e pretende cobrar os segurados.

Cerca de 80 mil segurados receberam entre 2004 e 2008 auxílio-doença (benefício concedido aos segurados do INSS impedidos de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias) e aposentadoria com erro, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS valor dos benefícios foram apurados acima do devido, rombo que alcança o montante de R$ 66 milhões.
Por um erro do sistema do INSS alguns segurados tiveram seus vínculos empregatícios dobrados, o que gerou aumento no cálculo do benefício, há situações que o beneficiário recebeu o dobro montante correto.
O erro foi constado pelo Tribunal de Contas da União - TCU que orientou o órgão a corrigir os valores pagos e cobrar dos segurados a diferença paga a maior.
O INSS começou a enviar as cartas de cobrança em 04 de janeiro e concede ao segurado 10 dias para apresentar defesa.
Apesar da decisão de cobrar os valores pagos com erro ter respaldo do TCU ela é ILEGAL, pois os benefícios pagos a maior são verbas de natureza alimentar e foram recebidos de boa fé pelos segurados.
Nenhum cidadão é obrigado a suportar um erro estatal cuja origem não foi por sua culpa.
O beneficiário que receber qualquer comunicação do INSS cobrando os valores recebidos deve procurar imediatamente um advogado, pois como dito acima, a cobrança é ilegal.


Fábio de Souza Leme. Graduado em direito pela Universidade Católica de Brasília e administração pela Universidade de Brasília, pós-graduado em direito lato sensu no Complexo Jurídico Damásio de Jesus e pós-graduando em Direito Previdenciário pela Universidade Anhanguera. Advogado Associado do Escritório de Advocacia Riedel & Azevedo, em Brasília/DF. e-mail: fabio.leme@riedel.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário